sábado, 4 de junho de 2016

Outono Literário


1° Outono Literário Brasileiro
reflete sobre o cenário literário brasileiro atual

Evento criado pelo professor da Sorbonne Leonardo Tonus acontece entre os dias 24, 25 e 26 de junho, em diversos locais de São Paulo e reúne dezenas de autores

Uma nova maneira de pensar
e fazer literatura

O Outono Literário Brasileiro é um projeto  que busca refletir sobre o sistema literário contemporâneo em sua multiciplidade e fortalecer o diálogo entre os diversos atores do mundo do livro: escritores, editores, agentes literários, livreiros, críticos, bibliotecários e leitores.

O Outono Literário Brasileiro  surge como um desdobramento do Printemps Littéraire Brésilien, criada pelo professor Leonardo Tonus, na França, em 2014. Para ampliar a formação dos seus estudantes da Universidade da Sorbonne, o Printemps Littéraire Brésilien inscreve-se numa perspectiva pedagógica que se estende aos campos da promoção e divulgação da cultura brasileira. Desde sua 1° edição, o evento já se consolidou como importante espaço de discussão literária, potencializando leituras e enriquecedoras experiências culturais em torno da língua portuguesa.

Ir ao encontro do público leitor é a proposta central do Outono Literário Brasileiro, valendo-se da ocupação de espaços tradicionalmente não reservados à criação, à produção e à divulgação da literatura. Desde a escolha dos autores à organização dos encontros, o projeto se quer inclusivo, colaborativo e interveniente. Ele acontecerá todos os anos em cidades diferentes do Brasil e oferecerá, para além de debates com escritores, ateliês, leituras públicas, workshops em variadas instituições públicas e privadas  (escolas, universidades, institutos culturais, etc).



Organizado por Leonardo Tonus (Université Paris-Sorbonne/ Printemps Littéraire Brésilien), Simone Paulino (Editora Nós), Mirna Queiroz (Revista Pessoa/Mombak editora) e Alexandre Staut (São Paulo Review), a 1° edição do Outono Literário Brasileiro  contará com a participação de estudantes universitários e presença de dezenas de artistas, entre romancistas, poetas, dramaturgos, contistas, ilustradores e quadrinistas. Suas atividades acontecerão durante dois dias em espaços distintos da cidade de São Paulo:

-  Sexta-feira, 24 de junho às 19h (Livraria Blooks). Abertura oficial do Outono Literário e lançamento da antologia Olhar Paris (Editora Nós), organizada por Leonardo Tonus.

-  Sábado, 25 de Junho das 10h às 14h. Sarau dos Mesquiteiros: EMEF Senador Lino de Mattos.

-   Sábado, 25 de Junho das 18h às 21h (Unibes Cultural): "Pensar e fazer literatura em tempos de crise".


Endereços dos encontros:
Livraria Blooks: Shopping Frei Caneca (Rua Frei Caneca, 569, 3º piso)
Sarau dos Mesquiteiros: EMEF Senador Lino de Mattos. Rua Sapupira, 1005 Jardim Pedro Nunes, São Miguel Paulista
Unibes Cultural: Rua Oscar Freire, 2500 (auditório)

Lista de convidados: Andrea Nunes, Ieda de Oliveira, Lúcia Bettencourt, Marcelino Freire, Marcílio França Castro, Rodrigo Ciríaco, Sérgio Roveri, Eloar Guazzelli, Alexandre Vidal Porto, Eunice Gutman, Marília Garcia, Natália Borges, Susana Fuentes, João Carrascoza, Toni Brandão, Nilma Lacerda, Victor Heringer, Julián Fuks, Micheliny Verunschk, Sheyla Smanioto, Viviane Ka, Simone Paulino e Andrea Del Fuego.

Entrada gratuita a todos os eventos

Paris-São Paulo, 1 de Junho de 2016

Organizadores

Leonardo Tonus
Simone Paulino
Mirna Queiroz
Alexandre Staut


Nenhum comentário:

Postar um comentário