quarta-feira, 12 de novembro de 2014

Rumo à França!

Revista Pessoa na França


A revista Pessoa, em parceria com o Blog Etudes Lusophones, está preparando uma edição especial digital (em duas versões: português e francês) para o Salão do Livro de Paris 2015, que homenageará o Brasil. A curadoria é de Leonardo Tonus.  Apenas a versão em francês será impressa e distribuída durante o evento.

A ideia é oferecer um panorama da literatura brasileira com a publicação de trechos de obras inéditas de 27 autores (prosa, poesia e infantojuvenil e teatro). Um dos critérios para a seleção de autores, além de seu reconhecimento no Brasil, é a sua pouca visibilidade no cenário francófono. A publicação também tentará abarcar a nossa diversidade regional. 

Entre os autores confirmados estão: Evandro Affonso Ferreira, Elvira Vigna, Jacques Fux, Andrea Del Fuego, Alexandre Vidal Porto, Luisa Gleiser, Amilcar Bettega (prosa);  Moacir Amâncio, Alice Sant'Anna, Nuno Ramos, Heitor Ferraz Mello (poesia); Maria Valéria Rezende, Lucia Hiratsuka, Cíntia Moscovitch ( infantojuvenil) e Leo Lama (teatro).

Consultem o site a Revista Pessoa no link : www.revistapessoa.com


Leonardo Tonus é professor na Universidade Paris-Sorbonne Université Paris-Sorbonne e foi nomeado pelo Centre National do Livro francês Conselheiro literário para o Salão do Livro de Paris 2015. Especialista em literatura brasileira contemporânea, é ele quem organiza o Printemps Littéraire brésilien na Universidade da Sorbonne, que já levou vários autores nacionais a Paris.  Ele acaba de ser condecorado  com a Comenda de Chevalier na Ordem das Palmas Acadêmicas, sob proposta do Ministro francês da educação, do ensino superior e da pesquisa.

Mirna Queiroz é diretora da revista Pessoa (www.revistapessoa.com). Mestranda pela USP em literatura digital, atua há 4 anos no Mercado editorial. Como coordenadora editorial foi responsável pelos primeiros 15 títulos entre clássicos e ficção contemporânea da editora de origem portuguesa Babel. Concebeu e organizou a Coleção infantojuvenil Sonho Verde (Editora DSOP), que reúne João Carrascoza, Ricardo Lísias, Rodrigo Lacerda, Paulo Lins, Andrea Del Fuego, José Luis Passos, entre outros. Publicou a coleção Latitudes, organizada pela escritora Maria Valéria Resende, com autores de todas as regiões do Brasil. Lançou o selo Mombak de livros digitais, com duas antologias: uma de poesia e outra de contos, organizada por Luiz Ruffato, com grandes nomes da literatura brasileira. Como jornalista, trabalhou nos principais canais de televisão no Brasil. Foi correspondente da BBC de Londres em Lisboa, Bruxelas e Cingapura, onde também organizou o primeiro festival de cinema brasileiro no sudeste asiático, com apoio da Petrobras. Trabalhou ainda para o PNUD (ONU) em São Tomé e Príncipe, na África, como Encarregada de Programa responsável pela execução e coordenação técnica, financeira e administrativa de projetos de Boa Governança e Redução de Pobreza.



Nenhum comentário:

Postar um comentário