quinta-feira, 2 de outubro de 2014

Ensino da uma cultura classica

JOURNÉES FRANCO-BRÉSILIENNES
PROGRAMA DE LICENCIATURA INTERNACIONAL
2014-2015

QUAND
Le samedi 4 Octobre 2014
10h30–11h30

AMPHITHÉÂTRE GUIZOT
Université Paris-Sorbonne
17, rue de la Sorbonne
75005 – Paris

REFLEXÕES ACERCA DO ENSINO DE UMA CULTURA CLÁSSICA

Conférence avec Monsieur le Professeur

Carlos Eduardo Mendes de Moraes
(Universidade Estadual Paulista)

Carlos Eduardo Mendes de Moraes possui curso de Graduação em Letras (Português/Francês, IBILCE-UNESP, 1984); Mestrado em Letras (Literatura Brasileira - Poesia latina no Brasil colonial, IBILCE-UNESP, 1992); Doutorado em Letras (Clássicas e Vernáculas / Literatura Brasileira - Academias do Brasil Colonial, FFLCH-USP, 1999) e Pós-Doutorado versando sobre a formação, ocupação e bio-bibliografia de autores das Academias Brasílicas dos séculos XVII e XVIII (Universidade de Coimbra, Portugal, FAPESP, 2002 ).

É Professor Assistente Doutor  na Faculdade de Ciências e Letras da UNESP – Câmpus Assis, nas disciplinas Cultura Clássica e Literatura Latina (Graduação), além de Fundamentos da Literatura Brasileira (Pós-Graduação), com diversos trabalhos orientados ou em orientação, em nível de mestrado e doutorado.

É autor de diversos trabalhos voltados para o tema, na forma de capítulos de livros, artigos e um livro, recentemente lançado, Erotismo e religiosidade: poemas de Antônio da Fonseca Soares sobre mulheres. Sobre este autor, elabora no momento seu próximo projeto de pesquisa, que terá como foco realizar uma edição crítica dos poemas dispersos do poeta, arquivados em diversos arquivos, bibliotecas e universidades de Portugal.

Lidera o grupo de pesquisa « A escrita no Brasil colonial e suas relações », no bojo do qual pesquisa e orienta trabalhos ligados aos dois temas: cultura clássica e Brasil colonial.

Nesta apresentação, fará algumas reflexões sobre a importância do conhecimento dos clássicos, tanto da antiguidade, como de seus sucessores, na formação do estudante de Letras. Estas reflexões resultam antes da experiência docente de aproximadamente 28 anos do que de programas de disciplinas ou de temas oficiais propostos pela legislação brasileira.


Organisation

Coordination pédagogique du Programme d’échanges – PLI

Université Paris-Sorbonne
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Universidade Federal do Mato-Grosso
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Universidade Estadual Paulista
Universidade Federal do Rio Grande
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