sábado, 8 de setembro de 2012

Narrativas e Espaço Urbano

             Orange Gardens, de Cris Bierrenbach

Narrativas e Espaço Urbano 

A comissão editorial do Grupo de Estudos em Literatura Brasileira Contemporânea, da Universidade de Brasilia divulga chamada para publicação em sua revista semestral Estudos de Literatura Brasileira Contemporânea.

Até 10 de Dezembro de 2012 serão aceitos textos para a sessão temática sobre Narrativas e Espaço Urbano da edição 42, organizada por Paulo Roberto Tonani do Patrocínio (PUC-Rio), a ser lançada no segundo semestre de 2013.

Esta sessão temática busca observar como o espaço urbano é representado e encenado na ficção brasileira contemporânea, possibilitando a abordagem de questões como: a legibilidade da cidade, representações da violência e do medo no território urbano, a cidade enquanto cenário multicultural, a produção da subjetividade e experiência urbana, entre outras. Serão aceitos artigos que se detenham sobre obras e/ou autores que abordem a relação entre cidade e narrativa, investigando tal aproximação a partir do uso das mais variadas referências teóricas. O dossiê também receberá artigos que utilizem como objeto de análise outros produtos discursivos que narrem a cidade, como o cinema, a música e as artes visuais.

A revista conta com uma seção de tema livre, onde são publicados artigos de diversas abordagens sobre a literatura brasileira contemporânea. Há ainda espaço para resenhas de obras de ficção, poesia, crítica literária e teoria literária publicadas nos últimos 24 meses.

A revista também publica textos em língua portuguesa e, eventualmente, em espanhol. Artigos em outras línguas podem ser submetidos à avaliação e, caso aprovados, são publicados mediante tradução a cargo dos autores. São aceitos apenas artigos de autores com doutorado concluído ou em andamento.

Os artigos e resenhas devem ser enviados para: revistaestudos@gmail.com

Mais detalhes podem ser encontrados no site do grupo, assim como as regras para submissão dos artigos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário